
como atuamos


O mapeamento é a base a partir da qual realizamos uma série de ações em parceria com os coletivos.
A cada ano oferecemos o curso de extensão "A periferia é o centro: ofensivas culturais emancipadoras" – que conta com a participação de integrantes dos coletivos na equipe docente.
Oferecemos ainda na Pós graduação a disciplina “Cultura e Espaço Urbano”, que tem como foco aspectos teórico-conceituais, oficinas, e vivências em territórios, com a perspectiva de possíveis intervenções.
Também em parceria com os coletivos, realizamos ao longo do ano, oficinas, cursos, exibições dialogadas de filmes entre outras ações.


Como momento de celebração e de fortalecimento dos laços comunitários, realizamos ainda o Encontro de artes nas/das periferias - uma mostra artística do muito que vem se tecendo nestes nossos outros centros.
O Encontro, cuja curadoria é feita em parceria com os coletivos anfitriões, inclui diferentes linguagens artísticas (literatura, audiovisual, grafite, slams, música, dança etc), oficinas e outras atividades de formação.




Incidências
Com as ações que desenvolvemos buscamos ainda:
Estimular intercâmbios e parcerias entre os coletivos;
Contribuir para os debates sobre o direito à cidade e à cidadania cultural;
Subsidiar projetos que visem a definição de políticas públicas;
Contribuir para a formação cidadã de estudantes através da atuação como extensionistas;
Fomentar o compartilhamento de ferramentas críticas, epistemológicas, metodológicas para o trabalho colaborativo em artes e comunicação com a comunidade.



